terça-feira, 28 de abril de 2009

Música para Todos

Voltando a falar sobre música, sobre Blind Guardian e agora, falando de múltiplas versões.
O Blind Guardian lançou em seu álbum A Night At the Opera (2002) uma música com cinco versões diferentes - uma em cada língua - apresentadas para shows em diversos países. Originalmente eles cantam em inglês, apesar de serem alemães: afinal de contas, assim ditam as regras do power metal.
Notem as regras:
6. Você PRECISA cantar letras sobre dragões, liberdade e/ou power metal.
12. Baladas são permitidas.
30. A massa tem que cantar junto. Faça refrões pegajosos.
31. Cante em inglês, embora sua base de fãs seja composta basicamente de brasileiros, alemães, japoneses, suécos e finlandeses.
41. Não é turnê. É uma cruzada!
72. Nunca saia da Europa.
73. Devido à regra #72, Japão pode ser considerado parte da Europa.
74. Oh, e a América do Sul foi colonizada por europeus, então pode ser contada como Europa também.
Por essas e outras, as bandas hoje em dia preferem:
A- cantar em inglês
B- diversificar quando cantar em inglês se torna uma opção batida.
A música em questão, ao qual me referi no começo, é Harvest of Sorrow. A mesma possui uma versão em espanhol (Mies del Dolor), uma e castelhano (La Cosecha de Dolor), uma em italiano (Frutto del Buio) e uma em francês (Moisson de Peine). Ou seja, cinco versões da mesma música!!

Harvest of Sorrow

She is gone
Leaves are falling down
The tear maiden will not return
The seal of oblivion is broken
And a pure love's been turned into sin

At the dawn of our living time
Hope may cover all cries
Truth lurks hidden in the shadows
Dreams might be filled with lies
Soon there will be night
Pain remains inside

Suddenly it seemed so clear
All the blindness was taken away
She closed her eyes
And she called out my name
She was never ever seen again

Harvest of sorrow
Your seed is grown
In a frozen world full of cries
When the ray of light shrinks
Shall cold winter nights begin

She is gone
And I fall from grace
No healing charm covers my wounds
Fooled's the dawn
And so I am
Fooled by life and a bitter doom
To bring you the end of the day

At the dawn of our living time
Hope it soon will pass by
Facing a darkness
I stand alone

Harvest of sorrow
Your seed is grown
In a frozen world full of cries
When the ray of light shrinks
Shall cold winter nights begin

Um comentário:

  1. E algumas baladas podem ser em italiano, apesar de alguns nao gostarem dessa lingua para power metal, as ultimas que ouvi foram boas até demais. Lamento Eroico que o diga.

    ResponderExcluir